Mapa interativo Judaísmo europeu antes da guerra

Slides Tradição e vida judaica

  • Cultura judaica

    Os judeus ao redor do mundo são unidos por uma rica variedade de tradições culturais. Desde a observação de feriados a rituais cíclicos e demais práticas religiosas, a tradição judaica tem ajudado a sustentar a comunidade judaica por gerações.

    Família alemã passeando em Berlim, final dos anos 1920 a início dos anos 1930

  • Rosh Hashaná

    Rosh Hashaná, o ano novo judaico, é um momento de introspecção e oração. O festival é observado de forma solene na sinagoga com o sopro do Shofar (chifre de carneiro) e em casa com uma refeição festiva de maçãs e mel.

    Soprando o shofar de Rosh Hashaná

  • Yom Kipur

    No Yom Kipur, o dia da expiação, diz-se que Deus julga o destino de cada indivíduo. Os judeus abstêm-se de comer e beber, e os judeus mais praticantes passam praticamente o dia todo na sinagoga em oração e penitência. Um único sobro do shofar único encerra o dia.

    Rezando em penitência no Yom Kipur

  • Sucot

    No Sucot, o festival da colheita de outono, muitos judeus constroem uma tenda temporária chamada um sucá. Alegremente decorada com alimentos, a sucá recorda a colheita e também a permanência dos antigos israelitas no deserto por 40 anos.

    Uma família reunida para uma refeição na sucá

  • Páscoa judaica

    O feriado da Páscoa na primavera recorda a libertação dos israelitas do Egito antigo. Na festiva refeição do Sêder, familiares e amigos se reúnem para recontar a história do Êxodo e comer matzá (pão sem fermento), ervas amargas e outros alimentos simbólicos.

    Celebrando a libertação em um Sêder de Pessach

  • Shavuot

    Shavuot celebra a revelação da Torá no Monte Sinai e os primeiros frutos da colheita da primavera. Os judeus devotos passam a primeira noite em uma longa noite de estudo em lembrança à revelação.

    Novos imigrantes comemoram seu primeiro Shavuot em Israel

  • Chanucá

    Chanucá, o festival das luzes, celebra a vitória judaica sobre os sírios, no ano 165 A.C. A menorá (candelabro de Chanucá) fica aceso por oito noites, acompanhado de jogos, presentes e comidas especiais.

    Uma menorá de Chanucá repousa sobre a soleira da janela de um apartamento em Kiel, na Alemanha, 1932

  • Purim

    Purim marca os esforços bem sucedidos da rainha Esther de salvar os judeus da Pérsia de um plano maligno contra eles. Este feriado festivo é comemorado com trajes, refeições alegres e a troca de cestas de alimentos e caridade.

    Crianças desfrutando de um desfile de Purim em Israel

  • Brit (circuncisão)

    Há a circuncisão dos meninos judeus no oitavo dia após o nascimento, como um sinal da aliança entre Deus e Israel. Muitos rituais novos e criativos de acolhimento também foram recentemente introduzidos para as meninas.

    Preparando o bebê para a circuncisão

  • Bar e Bat Mitzvá

    Aos 13 anos, um rapaz judeu é chamado à Torá pela primeira vez e assume as responsabilidades religiosas de um adulto. Depois de 1922, os rituais de Bat Mitzvá para as meninas se tornou comum em muitas comunidades também.

    Retrato da Bar Mitzvá de Josef Yehuda Radzinski, Varsóvia, 1937

  • Casamento

    O khupá, ou tenda de casamento, simboliza um lar do casal juntos. Sob o khupá, sete bênçãos são recitadas, um anel é colocado no dedo indicador da noiva e o casal divide um gole de vinho. A cerimônia é encerrada com a quebra de um vidro.

    Pisando em vidro para encerrar a cerimônia de casamento

  • Torá

    Os primeiros cinco livros da bíblia hebraica são chamados de Torá. Uma seção do pergaminho da Torá escrito à mão é recitada em voz alta durante os cultos da sinagoga todos os sábados.

    Leitura de um pergaminho da Torá aberta

  • Sinagoga

    A sinagoga, ou casa judaica de adoração, não tem requisitos específicos de padrão. Tudo o que é necessário é um pergaminho da Torá e um quórum de dez homens – dez adultos em comunidades liberais – com mais de 13 anos de idade para formar um minian, uma comunidade de oração.

    Uma comunidade reunida para oração em uma sinagoga

  • Shabat (sábado)

    O Shabat, celebrado do pôr do sol na sexta-feira até o anoitecer do sábado, é uma parte central do judaísmo. Por tradição, os judeus se abstêm de trabalhar no Shabat e observam o dia com refeições festivas, incluindo vinho e chalá, e cultos na sinagoga.

    Chalá, vinho e velas para o Shabat

  • Kashrut (restrições alimentares)

    A lei judaica tem uma série de restrições alimentares. Por exemplo, a carne deve ser abatida por um açougueiro kosher, o leite e a carne devem ficar separados, e apenas certos tipos de animais e peixes podem ser consumidos.

    Um açougueiro Kosher preparando a carne